3.12.2006

Según los Mormones

Este es el clásico jesús de la literatura mormona (Iglesia de Jesucristo de los Santos de los Últimos Días)
Un jesús blanco y anglosajón, siempre con el manto púrpura de reinado terrenal y la mirada firme y dura. No Dios, sino un dios; no Cristo, sino un cristo. Y más que un cristo cualquiera, un promotor de la Metafisica Kantiana del deber ético. No es, según la imagen, el jesús de amor sino el dios de la pulcritud.

5 comentarios:

Anónimo dijo...

Soy mormon desde niño, y digamos, algo de autoridad tengo para hablar del Cristo que me enseñaron mis padres (tambien mormones) atraves de las escrituras. Y es el mismo que intuyo reclamas: Creo que Jesuscristo es salvador del mundo, fuera del no hay otra via para ser salvos, en el hallamos consuelo y esperanza. Es Dios, como dice juan por medio de el y para el fueron hecha todas las cosas. Y tambien he aprendido que enseño que si no tienes amor no eres nada, puedes ser todo lo sabio que puedas, todo lo eficiente que quieras en la enseñanza, todo lo pragmatico que te rquiere el mundo, incluso puedes hablar lengua de angeles, pero sin amor nada eres, así lo dijo pablo, y esa era la doctrina de Cristo. Dios y Salvador del mundo. Ese es el que he aprendido como miembro de su Iglesia.

Carmavi dijo...

josean,
ojalá llegue el día en que crescas un poco y aprendas de Dios y no de los hombres, quién es realmente Jesús. Yo he estudiado unas cuantas decenas de religiones cristianas y no me agrada derribar la fe de nadie, pero debo decirte que los mormones, como otras muchas religiones, están en pañales en cuanto al fondo filosófico que Jesús nos legó, porque se han aferrado a cuestiones rígidas e inamovibles que si bien sirven para introducirnos en el tema, a la vez nos impiden ir más allá.

Vida, Arte e Ecologia dijo...

Em qual Jesus você acredita?
Publicado em www.liderança.org.br 31/05/07 às 13:15

Vivemos na época da globalização do nome Jesus. Há em todos os meios e em todas as religiões e seitas uma certa unanimidade quanto a Jesus. Os espíritas são concordes em afirmar o alto grau de evolução de Jesus, o Mestre. Os muçulmanos também reconhecem o valor superlativo do descendente de Abraão – por sinal, pai também dos árabes e um dos líderes espirituais do Islã. Neste sentido, professor de Teologia Sistemática Muçulmana da Universidade de Tunis, Hmida Ennaifer , escreveu: “Quando estudamos mais atentamente o que o Alcorão diz sobre Jesus, percebemos que nenhuma outra figura foi dotada de um poder taumatúrgico tão extraordinário quanto o seu. E isso não é tudo: o Alcorão recorre a cerca de doze atributos marcadamente reconhecidos como de Jesus. Ele é o profeta, o servidor de Deus e a criança lavada de toda a impureza, mas é também o sinal, o exemplo, o Verbo, o espírito vindo de Deus, aquele que é sustentado pelo Espírito Santo, o caminho reto”.

Os budistas também reconhecem o valor de Jesus – a tal ponto que muitos afirmam que Jesus, entre os 12 e 30 anos, em que sua biografia fica sem registro nas Escrituras, teria feito treinamentos e cursos nos mosteiros do Himalaia. Um livro budista chega a celebrar Jesus como buda (“O Buda Jesus”).

Os gnósticos afirmam que Jesus adquiriu sua sabedoria em Alexandria, como um adepto iniciado. Um escritor maçom escreveu: “Jesus foi nosso Irmão, iniciado numa Loja essênia”, e que “A exaltação de Jesus ou seu ingresso no terceiro Grau, da Ordem Maçônica dos essênios ocorreu no dia vinte e cinco de dezembro do ano trinta” (J.Castellani).

Afinal, em qual Jesus você acredita?

Os socialistas apontam Jesus como um líder revolucionário, com sede e fome de justiça, disposto a construir um império dirigido por trabalhadores. As feministas reconhecem que Jesus tratou com nobre cortesia as mulheres – mesmo às de má fama como Maria Madalena e a mulher samaritana, a quem com todo cuidado, aconselhou junto ao poço de Jacó. Até mesmo o pessoal da “conspiração aquariana” tem um lugar para Jesus, ao lado de outros grandes mestres e profetas da humanidade.

Nesse nome Jesus foram criadas muitas religiões e seitas e cada uma advoga para si o Nome, como uma marca registrada – Algumas chegam a se considerar mais cristãs, que as outras.

Há, pois, um Jesus para cada fé. O nome conotativo de Jesus veio não apenas para confundir, mas para dinamizar o esforço ecumênico, numa unanimidade universal.

Responda, porém: Em que Jesus você acredita? Qual Jesus você segue?

Na verdade as correntes não-cristãs rejeitam o Jesus da Bíblia e sua insuportável exclusividade.

Reflita agora, prezado leitor, e faça uma reflexão entre sua fé e o que Jesus Cristo, fielmente bíblico, afirmou como verdades essenciais e fundamentais sobre si mesmo e seus discípulos:

Você nega ou crê na afirmativa de Jesus?: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai, senão por mim” (João 14.6);

Você aceita ou rejeita a Sua cruz?: “... quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim” (Mateus 10.38);

Você crê ou descrê em Sua Justiça?: “Pois não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê... visto que a Justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé” (Romanos 1.16-17);

Rejeita ou acata o Seu conselho?: “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (João 5.39);

Aceita essa verdade ou rejeita seguí-Lo?: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12);

Aceita ou rejeita a Sua divindade?: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8.58);

Aceita e crê em Sua soberania?: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25);

Rejeita ou recebe a Sua paz?: “Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27).

Ama a Graça de Sua salvação ou acha que pode salvar a si mesmo?: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9).

Seja sincero e responda: Em qual Jesus você acredita?

UM ABRAÇO BRASILEIRO!

vidarteecologia.blogspot.com/

Roberto dijo...

De veras, que quien realizó el comentario de entrada, no conoce realmente la idea de Jesus el Cristo que tenemos los mormones o, mas bien, los Santos de los Últimos Días, -como más nos gusta que nos llamen-;y deseo realcar el comentario y análisis tan profundo hecho por nustro amigo de vida, arte y ecología de que es necesario definir a que Jesus nos referimos y seguimos.
Pero es necesario, además, definir si solo creemos en Jesucristo o también le CREEMOS a Jesucristo, cuendo nos anuncia y enseña su evangelio, tanto por su propia voz, como por la de sus siervos.
Ahora bien, personalmente me considero un hombre lo suficientemente maduro, con mis treinta y ocho años encima y dos profesiones culminadas juntamente con una formación en grado de Maestría, para saber que Jesus, el Cristo, es el hombre a quien sigo, el hijo del Diós viviente, el Salvador del mundo y la única vía para alcanzar la Vida Eterna y realmente vivir con Diós (éstos, entre otros cientos de títulos que se le han otorgado al correr los siglos; digo ésto para que Carmavi lo sepa.
Es en cierto modo verdad, creemos en un Jesus firme, pero no por ello menos amoroso, pues no es dable que se le entregue (a decir del propio Jesus) la comida de los hijos a los perrillos, es decir que la salvación, y más aún, la exaltación, están firmemente prometidas para prometida

Roberto dijo...

---Completando---
es decir que la salvación, y más aún, la exaltación, están firmemente prometidas para aquellos de sus seguidores que hagan uso de la llave especial -llamada arrepentimiento- para ser aceptos y hacerse ciertamente merecedores del "jesus de amor" que se reclama en la entrada.